Novo livro aborda feminismo e desigualdade de gênero

O livro mostra que a permanência do ativismo das mulheres é sinal de um enorme vigor em todas as suas vertentes, porém a persistência e o fortalecimento recente de suas ações mostram que ainda existe um sem número de direitos não contemplados, sendo o mais básico e fundamental o direito à igualdade.
Ciências Sociais
15 Março 2018
Novo livro aborda feminismo e desigualdade de gênero

Desde que as feministas precursoras dos séculos XVIII e XIX começaram a escrever seus reclames, muitos direitos avançaram. O tema é abordado no livro “Mulheres e poder: histórias, ideias e indicadores”, que será lançado pela Editora FGV nesta segunda, dia 19 de março, às 19h, Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316 - Lojas D e E. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ).

De autoria de Hildete Pereira de Melo e Débora Thomé, o livro mostra que a permanência do ativismo das mulheres é sinal de um enorme vigor em todas as suas vertentes, porém a persistência e o fortalecimento recente de suas ações mostram que ainda existe um sem número de direitos não contemplados, sendo o mais básico e fundamental o direito à igualdade. As desigualdades que estruturam a sociedade brasileira de ontem e hoje, por meio do patriarcado, do racismo e do patrimonialismo, seguem como um grande desafio.

O livro espelha o cuidado intelectual e político das autoras, que convidam leitores e leitoras a mergulharem em um sem número de perguntas, reflexões e dados, em um país que carece de profundas transformações. Essas reflexões farão parte do bate-papo com as autoras Hildete Pereira de Melo e Débora Thomé e com a jornalista Cássia Almeida, no lançamento do livro.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site.