Palestra aborda construção da imagem do Brasil no exterior a partir de excursões de times brasileiros
Ciências Sociais
21 Março 2018

Palestra aborda construção da imagem do Brasil no exterior a partir de excursões de times brasileiros

A pesquisa investiga aspectos políticos, diplomáticos e desportivos das excursões de clubes brasileiros, sobretudo Santos e Botafogo, pela Europa e por outros continentes.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) debate, no dia 12 de abril, a partir das 14h, a “Circulação internacional de clubes brasileiros pelo exterior: as excursões de times de futebol entre 1945 e 1974”. O evento contará com a participação do pesquisador francês, professor Clément Astruc, doutorando da Sorbonne e do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL), que vai apresentar a pesquisa sobre os times de futebol brasileiros que participaram de competições e amistosos fora do país entre as décadas de 1940 e 1970.

A pesquisa investiga aspectos políticos, diplomáticos e desportivos das excursões de clubes brasileiros, sobretudo Santos e Botafogo, pela Europa e por outros continentes. Com base em documentação oficial e privada, e amparado também em fontes impressas, o investigador compartilha seus estudos sobre a circulação e a recepção de times nacionais em temporadas no exterior, analisando a construção da imagem do país nessas ocasiões.

O evento será realizado no auditório 1014 do edifício-sede da FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ). Para mais informações, acesse o site