Palestra aborda trajetória da União dos Trabalhadores Favelados nos anos 1950-60

A palestra dará destaque à articulação do movimento social dos moradores de favelas e outros movimentos de trabalhadores cariocas nos anos 1950 e 60.
Ciências Sociais
27 Março 2017

O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da Escola de Ciências Sociais (CPDOC) realiza, no dia 30 de março, a palestra "A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)". O evento vai contar com palestra do historiador Marco M. Pestana (UFF e CAP/INES) e comentários de Samuel Oliveira (CPDOC e CEFET-RJ).

Pestana analisará o surgimento, consolidação e ocaso da União dos Trabalhadores Favelados (UTF), organização surgida em 1954 e com forte atuação nas favelas cariocas entre os anos 1950 e 1960. A palestra dará destaque à articulação do movimento social dos moradores de favelas e outros movimentos de trabalhadores cariocas naquele período.

A palestra é resultado de pesquisa realizada durante o mestrado do pesquisador e foi publicada em livro com o título “A União dos Trabalhadores Favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)”.

Para mais informações, acesse o site.