Palestra analisa mudança da imagem do Rio de Janeiro pós-Olimpíadas

A apresentação busca analisar as mudanças de imagem da cidade como um produto de turismo global, desde o momento em que foi escolhida pelo COI para sediar os Jogos Olímpicos de Verão, em 2016
Ciências Sociais
04 Setembro 2019
Palestra analisa mudança da imagem do Rio de Janeiro pós-Olimpíadas

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) realiza, no dia 5 de setembro, às 16h, a palestra “De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino esportivo e turístico”, com Maria Alice Nogueira. O evento será realizado no auditório 406 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ).

O termo “cidade maravilhosa” foi criado há mais de 80 anos e até hoje faz parte do imaginário nacional quando se refere ao Rio de Janeiro. A apresentação busca analisar as mudanças de imagem, isto é, as mutações estratégicas no “branding” do Rio de Janeiro e da cidade como um produto de turismo global, desde o momento em que foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para sediar os Jogos Olímpicos de Verão, em 2016.

Para ilustrar esse devir olímpico e enfatizar o que os autores chamam de “olhar olímpico” – olympic gaze –, foi realizada uma análise comparada entre cartazes veiculados por companhias de navegação e companhias aéreas, desde 1910 até 1970, expostas no Museu Histórico Nacional, e cenas da Cerimônia de Abertura da Rio 2016, a partir de uma abordagem histórica e também de marketing e comunicação.

Maria Alice Nogueira é professora do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá e pós-doutoranda do FGV CPDOC.

Para mais informações, acesse o site.