Palestra discute impacto do Big Data e Inteligência Artificial no campo da História e Ciências Sociais

Professor na Columbia University, Matther Conelly vai abordar o impacto do Big Data, da Inteligência Artificial e de métodos experimentais no campo da História e das Ciências Sociais.
Ciências Sociais
02 Julho 2019
Palestra discute impacto do Big Data e Inteligência Artificial no campo da História e Ciências Sociais

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), em parceria com o Columbia Global Center no Rio de Janeiro, realizam, no dia 3 de junho, às 14h, a palestra aberta com o historiador Matthew Connelly sobre o tema “Predicting History: Using Big Data, AI, and Experimental Methods to Explore the Past”. O evento será realizado no auditório 1013 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ).

A palestra será ministrada em inglês por Conelly, professor de história internacional e global na Columbia University. O convidado vai abordar o impacto do Big Data, da Inteligência Artificial e de métodos experimentais no campo da História e das Ciências Sociais.

Matthew Connelly é Ph.D. em História pela Yale University (1997). Em Columbia, ele coordena o “History Lab”, com a missão de usar a ciência de dados para pesquisa social. Ao reunir coleções históricas fragmentadas em um banco de dados comum, o laboratório que coordena faz uso de ferramentas de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina (machine learning) para explorá-las.

 Para mais informações, acesse o site.