Ciências Sociais

Pesquisador apresenta estudo sobre construção de narrativas nacionais do futebol

Christian Schwartz vai apresentar pesquisa sobre uma história global capaz de reconstituir como as comunidades locais e, em particular, as nacionais narraram a si próprias em termos dos estilos de jogar supostamente únicos de seus times ou seleções de futebol

Compartilhe:
Pesquisador apresenta estudo sobre construção de narrativas nacionais do futebol

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) promove, no dia 10 de outubro, a palestra "Narrativas do estilo: uma história das fronteiras nacionais pelo futebol". O evento será realizado no auditório 406 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro) e terá como convidado o historiador Christian Schwartz.

O palestrante vai apresentar sua pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida no FGV CPDOC, sobre uma história global capaz de reconstituir como as comunidades locais e, em particular, as nacionais narraram a si próprias em termos dos estilos de jogar supostamente únicos de seus times ou seleções de futebol. A pesquisa tem como base narrativas jornalísticas na Argentina, no Brasil e na Grã-Bretanha.

Christian Schwartz é doutor em História Social pela USP, mestre em Estudos Literários e jornalista pela UFPR. Como jornalista, trabalhou na rádio CBN e nas revistas Placar e Veja. Foi pesquisador visitante no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge, intercâmbio acadêmico que culminou na tese sobre tradução cultural e futebol com a qual obteve o título de doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Para mais informações e inscrições, acesse o site.