Institucional

Primeira prévia de junho do IGP-M registra queda

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) do Instituto Brasileiro de Economia (FGVIBRE) registrou, na apuração referente ao primeiro decêndio de junho, variação de -0,64%.

Compartilhe:

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) do Instituto Brasileiro de Economia (FGVIBRE) registrou, na apuração referente ao primeiro decêndio de junho, variação de -0,64%. Para o mesmo período de apuração do mês anterior, a variação foi de 0,06%.

Na primeira prévia, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou variação de -1,32%. No mesmo período do mês de maio, o índice variou -0,28%. A desaceleração deve-se em grande parte às trajetórias de itens como café e milho em grãos, além de leite in natura. Já a soja em grão, minério de ferro e cana-de-açúcar registraram aumento em suas taxas de variação.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também desacelerou, apresentando taxa de variação de 0,14%, no primeiro decêndio de junho ante taxa de 0,64% no mesmo período do mês anterior. Seis das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação e a maior contribuição partiu do grupo Alimentação graças ao comportamento do item hortaliças e legumes ?  cuja taxa passou de -0,33% para -8,70%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, no primeiro decêndio de junho, taxa de variação de 1,91%, acima do resultado do mês anterior, de 0,92%.

A apuração referente ao primeiro decêndio do IGP-M de junho compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 31 do mês de maio.

Clique aqui e acesse o release completo e as tabelas.