Retrospectiva 2018: Contribuições de professores e pesquisadores recebem prêmios e reconhecimentos

Além das premiações institucionais, o reconhecimento para o trabalho de ensino e pesquisa de professores e alunos da Fundação Getulio Vargas marcou 2018.
Institucional
27 Dezembro 2018
Retrospectiva 2018: Contribuições de professores e pesquisadores recebem prêmios e reconhecimentos

Além das premiações institucionais, o reconhecimento para o trabalho de ensino e pesquisa de professores e alunos da Fundação Getulio Vargas marcou 2018. De maio a agosto, alguns desses prêmios viraram notícia.

A pesquisa “Shadowbanking, Inovação e Estabilidade Financeira”, fruto da pesquisa de doutorado de Mariana Aparecida Calabrez Oreng, orientada pelo professor Richard Saito (FGV EAESP) ganhou o Prêmio Fundo Garantidor de Crédito (FGC) 2018. A pesquisa visa identificar como o sistema de shadowbanking impacta a eficiência do sistema bancário e a estabilidade financeira.

O reconhecimento pela atuação da professora da FGV Direito SP Mariana Pargendler na área de governança corporativa lhe rendeu a nomeação no European Corporate Governance Institute (ECGI), um dos mais renomados centros de pesquisa na Europa.

Já a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) premiou a pesquisa "Escolarização e Consumo Distintivo - Um estudo sobre a escolha dos pais por uma Escola Internacional no Rio de Janeiro"; de autoria da ex-aluna FGV EBAPE, Rosmari Capra Sales, orientado pela professora Marisol Rodriguez Goia. A autora realizou um trabalho de campo, inspirado na tradição antropológica, para verificar as expressões que esse consumo distintivo assume no contexto da Escola Britânica do Rio de Janeiro.

O professor da FGV EMAp, Vincent Guigues, por sua vez, ganhou o prêmio Charles Broyden pelo melhor paper do ano 2017 da Revista Optimization Methods and Software. Sua contribuição, intitulada “Non-asymptotic confidence bounds for the optimal value of a stochastic program” discute uma abordagem geral para construir intervalos de confiança não-assintóticos para problemas de otimização estocástica.

Amanhã abordaremos a retrospectiva de prêmios e reconhecimentos de setembro a dezembro.

Veja a primeira parte da retrospectiva FGV Notícias – Prêmios e reconhecimentos