Retrospectiva 2018: Os eventos que movimentaram a FGV

O seminário “SportsChain – Seminário Pré-Copa do Mundo 2018” reuniu ícones do futebol brasileiro, como os técnicos Carlos Alberto Parreira e Vanderlei Luxemburgo, e o ex-jogador Zinho. E se as Fake News dominam o debate no mundo virtual, o convidado internacional Klaus Zillikens, cônsul-geral da Alemanha, foi o responsável por abordar o assunto em palestra sobre o tema.
Institucional
27 Dezembro 2018
Retrospectiva 2018: Os eventos que movimentaram a FGV

Temas relevantes do debate público estão sempre na pauta da Fundação Getulio Vargas e no segundo quadrimestre de 2018 não foi diferente. Educação, legislação, gestão, economia e finanças foram alguns dos principais temas discutidos por autoridades e especialistas, de dentro e de fora da FGV em nossos eventos.

A formação docente na educação infantil foi o tema de seminário realizado no dia 9 de maio, pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV EBAPE. Também em maio, entre 15 e 18, foi celebrado os 130 anos da abolição da escravatura. O encontro reuniu pesquisadores convidados, brasileiros e estrangeiros, que trataram de assuntos relacionados à situação da população negra no pós-abolição.

Uma série de palestras foram voltadas às discussões sobre legislação e ao poder judiciário. O futuro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi discutido no dia 9 de maio. O fim do Foro Privilegiado foi um dos assuntos mais relevantes do debate público e chegou ao Congresso Nacional. Durante audiência pública, o professor Ivar A. Hartmann (FGV Direito Rio) apresentou resultados do quinto relatório Supremo em Números a parlamentares. Em agosto, a então presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, participou do lançamento do projeto de pesquisa Direito e Desenvolvimento.

Outros importantes temas foram discutidos. O FGV IBRE propôs o debate sobre política monetária. Já o FGV Social promoveu um workshop com autoridades do governo federal sobre os impactos e melhorias do Programa Bolsa Família.

Temas atuais também motivaram importantes eventos. O seminário “SportsChain – Seminário Pré-Copa do Mundo 2018” reuniu ícones do futebol brasileiro, como os técnicos Carlos Alberto Parreira e Vanderlei Luxemburgo, e o ex-jogador Zinho. E se as Fake News dominam o debate no mundo virtual, o convidado internacional Klaus Zillikens, cônsul-geral da Alemanha, foi o responsável por abordar o assunto em palestra sobre o tema organizada pela FGV EPGE.

Amanhã vamos abordar os eventos que viraram notícia de setembro a dezembro.

Veja a primeira parte da retrospectiva FGV Notícias – Eventos.