Retrospectiva 2018: Medidas contra Corrupção, Copa do Mundo e Eleições entre os estudos divulgados
Institucional
27 Dezembro 2018

Retrospectiva 2018: Medidas contra Corrupção, Copa do Mundo e Eleições entre os estudos divulgados

A notícia mais acessada do ano no FGV Notícias, com mais de 16 mil visualizações, foi sobre o estudo da FGV EMAp que avaliou, a partir de um modelo matemático, as probabilidades de resultados para todos os jogos da Copa do Mundo.

A produção científica é uma marca da FGV e continuou a todo vapor no período de maio a agosto de 2018. Foram muitos estudos e projetos inovadores divulgados sobre assuntos diversos e atuais.

No dia 10 de maio foi lançado o Índice de Dados Abertos para Cidades 2018, uma iniciativa da FGV DAPP com a Open Knowledge Brasil (OKBr). Essa iniciativa da sociedade civil busca realizar o mapeamento do estado dos dados abertos em diversos países (e cidades) ao redor do mundo. Um outro estudo foi lançado em formato de livro no dia 23 de maio, pela FGV Direito Rio. "População em situação de rua: direitos humanos, políticas públicas e programas de housing first" é o nome da publicação que fez estudo comparativo sobre o perfil da população em situação de rua em algumas cidades brasileiras e também sobre o cenário internacional, a partir de um levantamento de dados e de políticas públicas em cada um desses lugares.

Outra iniciativa de grande relevância foi o lançamento do megaprojeto “Novas Medidas contra a Corrupção”, uma parceria entre a Transparência Internacional, a FGV Direito Rio e a FGV Direito SP que reúne 70 medidas para combater à corrupção, considerado o maior pacote do gênero já produzido em todo mundo. A greve dos caminhoneiros que parou o Brasil no mês de maio motivou um estudo especial do FGV IBRE sobre a inflação. A pesquisa revelou que os preços dos alimentos dispararam por conta da paralisação. A batata, por exemplo, chegou a registrar variação de 150,13% nesse período.

Se os resultados esportivos ficaram aquém das expectativas, fora de campo o brasileiro mostrou que sua paixão pelo futebol continua em alta. A notícia mais acessada do ano no FGV Notícias, com mais de 16 mil visualizações, foi sobre o estudo da FGV EMAp que avaliou, a partir de um modelo matemático, as probabilidades de resultados para todos os jogos da Copa do Mundo.

E o assunto que dominou o debate público com o encerramento da Copa foram as eleições. Em um grande esforço de combate à desinformação, a FGV DAPP lançou a Sala de Democracia Digital, que monitorou o debate público nas redes disponibilizando de forma pública e acessível análises diárias sobre as percepções da sociedade acerca da agenda de políticas públicas e do debate econômico, bem como sobre práticas de manipulação do processo político, como a presença de perfis automatizados (robôs) e a difusão de notícias falsas (fake news).

Amanhã continuaremos com o tema trazendo as pesquisas que viraram notícia de setembro a dezembro.

Veja a primeira parte da retrospectiva FGV Notícias – Pesquisas e Estudos.