Retrospectiva 2024: FGV apresenta estrutura educacional baseada em Inteligência Artificial para comitiva da AMAN
A comitiva da AMAN foi recepcionada pelos professores Irapoan Cavalcanti, Bianor Scelza Cavalcanti e Guilherme Marques e pelo Cel. (Ref) Evandro Vaz, assessor da FGV para assuntos de defesa.

A FGV recebeu, no dia 9 de abril, comitiva da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Liderada pelo coronel Janilson, Chefe da Divisão de Ensino da Escola, a iniciativa teve como objetivo conhecer a estrutura educacional da FGV, com ênfase nas suas práticas aplicadas ao conhecimento baseadas em inteligência artificial, bem como laboratórios e salas de aulas apoiadas em tecnologia digital.
A comitiva da AMAN foi recepcionada pelos professores Irapoan Cavalcanti, Bianor Scelza Cavalcanti e Guilherme Marques e pelo Cel. (Ref) Evandro Vaz, assessor da FGV para assuntos de defesa.
Na ocasião, a comitiva contou com a oportunidade de visitar e conhecer a Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV ECMI), onde foram recepcionados pela vice-diretora, professora Ana Guedes, e por professores e pesquisadores da escola, que apresentaram os laboratórios e principais avanços e atividades na aplicação de tecnologia, ciência de dados e inteligência artificial para inovar e propor soluções no campo da Comunicação.
Em seguida, a comitiva foi levada à Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), onde foram recebidos pelo diretor, professor César Camacho, e por professores e pesquisadores da escola, que apresentaram as principais experiências na aplicação de sofisticadas técnicas matemáticas e modelos computacionais baseados em inteligência artificial e ciência de dados frente aos inúmeros desafios da era da informação e do conhecimento.
A visita da AMAN simboliza o reconhecimento e a credibilidade da FGV junto ao sistema de ensino militar como uma instituição na vanguarda da produção e aplicação do conhecimento.
Credenciada como Empresa Estratégica de Defesa, a FGV se destaca como uma das instituições de produção, ensino e disseminação científicas que mais contribuem para o setor da Defesa Nacional, fruto de uma parceria que só cresceu ao longo das últimas duas décadas por meio da pesquisa aplicada e dos cursos estruturados e executados em conjunto com as Forças Armadas, culminando na formação acadêmica e profissional de mais de 6.300 oficiais militares, dos quais 200 atingiram o Generalato.
Essa matéria foi publicada originalmente no dia 30/04/2024
Leia também