Seminário em Portugal discute contribuição dos arquivos para construção de memória coletiva

O evento reuniu especialistas luso-brasileiros em Arquivologia e Ciência da Informação entre os dias 6 e 9 de março, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).
Ciências Sociais
22 Abril 2019
Seminário em Portugal discute contribuição dos arquivos para construção de memória coletiva

A Analista de Documentação e Informação da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) Carolina Gonçalves Alves participou do IX Seminário Internacional de Saberes Arquivísticos (SESA). O evento reuniu especialistas luso-brasileiros em Arquivologia e Ciência da Informação entre os dias 6 e 9 de março, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), com o objetivo de promover o diálogo entre especialistas de vários países e discutir sobre a contribuição dos arquivos para a constituição da memória coletiva dos países da Lusofonia.

No evento, dedicado ao tema “Arquivo(s) e Identidade(s)”, ela apresentou trabalho sobre os arquivos pessoais de mulheres depositados no FGV CPDOC. Fruto de reflexões coletivas feitas pela equipe envolvida na organização de arquivos femininos da Escola, o trabalho tem o objetivo de dar visibilidade aos documentos e, consequentemente, às narrativas femininas da História Contemporânea Brasileira.

No mesmo evento, Carolina falou das perspectivas e desafios sobre o uso das redes sociais na difusão do acervo do FGV CPDOC. Esse debate se realiza no âmbito do Projeto de Difusão do Acervo da Escola de Ciências Sociais que tem o objetivo de expandir o alcance dos documentos históricos custodiados pela instituição. Tendo em vista que o FGV CPDOC reúne um conjunto documental de referência para a história recente do país, o projeto propõe utilizar as redes sociais como ferramenta de difusão do acervo visando atrair um novo público.

Para conhecer o projeto, confira o perfil do CPDOC no Instagram e no Facebook.