Webinar aborda história de movimentos eugenistas
Robert Wegner irá abordar o assunto em um momento em que, diante do ressurgimento de movimentos políticos de extrema-direita, que levantam a bandeira de um nacionalismo xenofóbico e racista, faz-se necessário indagar em que medida retomam ideais formulados pelo movimento eugênico do início do século XX

A eugenia foi um movimento social e científico que se organizou na primeira metade do século XX em torno da crença de que a nascente ciência da genética poderia resolver problemas sociais e econômicos. O movimento se espalhou pelos mais diversos países, sempre visando o melhoramento “racial” das suas populações nacionais. Para abordar o assunto, o FGV CPDOC realiza, no dia 25 de setembro, o webinar “Eugenia no Brasil: a história continua?”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube a partir das 14h30.
No Brasil, a eugenia nasceu associada ao movimento sanitarista, mas, na virada da década de 1920, muitos eugenistas condenavam o país por ter uma população pouco homogênea e saudável e sugeriam medidas como a esterilização de doentes mentais e a segregação racial. Com o crescente predomínio no Brasil, a partir dos anos 1930, do elogio à miscigenação como marca da nacionalidade e a partir das revelações dos horrores do holocausto nazista no segundo pós-guerra, a eugenia caiu em descrédito.
O tema será abordado por Robert Wegner, professor-pesquisador da PUC-Rio e Casa de Oswaldo Cruz/FioCruz, com moderação do professor do FGV CPDOC, Bernardo Buarque. O convidado irá abordar o assunto em um momento em que, diante do ressurgimento de movimentos políticos de extrema-direita, que levantam a bandeira de um nacionalismo xenofóbico e racista, faz-se necessário indagar em que medida retomam ideais formulados pelo movimento eugênico do início do século XX.
Para mais informações e inscrições acesse o site.
Leia também