Políticas Públicas

MBA da FGV com a Força Aérea Brasileira é credenciado como Produto Estratégico de Defesa

O curso é ministrado na modalidade de ensino a distância, com carga horária de 438 horas-aula e já formou, até o momento, mais de 1.300 oficiais em todo o território nacional.

Compartilhe:
MBA da FGV com a Força Aérea Brasileira é credenciado como Produto Estratégico de Defesa

O programa de MBA Executivo em Planejamento e Gestão Estratégicos, realizado pela FGV junto a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), foi homologado como Produto Estratégico de Defesa, conforme publicado no Diário Oficial da União, Portaria GM-MD Nº 4.512, de 23 de setembro de 2024.

Produtos Estratégicos de Defesa são todos os produtos (bem, serviço, obra ou informação) utilizados nas atividades finalísticas de defesa e que, pelo conteúdo tecnológico, dificuldade de obtenção ou imprescindibilidade, seja de interesse estratégico para a defesa nacional.

Realizado desde 2019, o MBA Executivo em Planejamento e Gestão Estratégicos faz parte do processo de formação dos oficiais de comando da Força Aérea Brasileira (FAB). O curso é ministrado na modalidade de ensino a distância, com carga horária de 438 horas-aula e já formou, até o momento, mais de 1.300 oficiais em todo o território nacional.

Customizado para atender às necessidades específicas do Comando da Aeronáutica e contribuir para o aprimoramento dos processos administrativos da FAB, o MBA tem como objetivo capacitar oficiais nas competências de gestão estratégica, essenciais para o desempenho de suas funções em cargos de comando, direção e chefia. Para os oficiais de saúde, há um módulo dedicado à gestão hospitalar, reforçando a importância do desenvolvimento de capacidades de liderança também no setor da saúde militar.

Com mais esta homologação, a FGV amplia sua importante lista de iniciativas reconhecidas como Produtos Estratégicos de Defesa, somando-se aos programas de MBA em Administração: Política e Estratégia e em Administração: Estudos Políticos e Estratégicos, junto a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), e da assessoria técnica à Marinha do Brasil para a obtenção de meios navais, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Projeto de Obtenção de Fragatas da Classe "Tamandaré".

Estes reconhecimentos consagram a atuação e colaboração da FGV junto às Forças Armadas, em seu papel de contribuir com a formação de oficiais e a produção de conhecimento aplicado em uma área tão estratégica para o país.