Convidada internacional e especialistas debatem participação feminina na política

Cathy Allen falou sobre sua trajetória profissional que, ao longo de várias décadas ajudou a recrutar, treinar e eleger mulheres em 49 países em todo o mundo – da África ao Pacífico Sul, do Alasca a Boston, do Marrocos ao Kuwait
Direito
05 Dezembro 2019
Convidada internacional e especialistas debatem participação feminina na política

A Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) recebeu, no dia 22 de novembro, a convidada internacional Cathy Allen, da National Women's Political Caucus, que participou do evento Seminário Internacional “Mais Mulheres na Política”. O evento, realizado pelo Programa Diversidade da FGV Direito Rio junto com o Nuderg/Uerj e Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e apoio do escritório Mattos Filho, também contou com a participação das professoras Clara Araújo (Nuderg/Uerj), Ligia Fabris (Programa Diversidade/FGV Direito Rio), além de representantes de organizações não-governamentais, como a Cepia e o Instituto Alziras, representantes da Defensoria Pública, da advocacia e da política.

Na mesa de abertura, o vice-diretor da FGV Direito Rio, professor Antônio Maristrello Porto, falou sobre a importância do Programa Diversidade para a sociedade. Já o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Scott Hamilton, compartilhou um pouco de sua visão sobre o atual cenário político e a importância de se pensar diversidade, no Brasil e nos Estados Unidos.

Na primeira mesa, a convidada internacional Cathy Allen falou sobre sua trajetória. Em 2000, ela fundou o Centre for Women and Democracy e, atualmente, é presidente do The Connections Group (Seattle) e comentarista política da PBS, NBC e CNN. Ao longo de várias décadas ajudou a recrutar, treinar e eleger mulheres em 49 países em todo o mundo – da África ao Pacífico Sul, do Alasca a Boston, do Marrocos ao Kuwait.

A mesa de encerramento, por sua vez, discutiu as "Perspectivas e desafios para as próximas eleições" e contou com a participação de Ligia Fabris, Clara Araújo, Leila Linhares (Cepia), Fernanda Papa (ONU Mulheres), Luciana Lóssio (advogada e ex-Ministra do TSE), Silvana Battini (Procuradoria Eleitoral e FGV Direito Rio) e Tainá de Paula (Brasil Cidades). As participantes analisaram o cenário brasileiro, apontando os desafios e propostas para impulsionar a participação de mulheres nas eleições municipais do próximo ano.