Especialistas debatem Política Nacional de Dados Abertos da CGU em reunião técnica

Encontro tratou das mudanças necessárias na condução da Política, agora sob a gestão da CGU, que já acompanha e monitora o cumprimento dos Planos de Dados Abertos (PDAs) junto aos órgãos e entidades do Executivo Federal
Políticas Públicas
28 Novembro 2019
Especialistas debatem Política Nacional de Dados Abertos da CGU em reunião técnica

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) participou da Reunião Técnica sobre a Política Nacional de Dados Abertos, que aconteceu no dia 21 de novembro na sede do Instituto Ethos, em São Paulo. A unidade foi representada no encontro pela pesquisadora Beatriz Meirelles

O objetivo da reunião era tratar das mudanças necessárias na condução da Política, agora sob a gestão da Controladoria Geral da União (CGU), que já acompanha e monitora o cumprimento dos Planos de Dados Abertos (PDAs) junto aos órgãos e entidades do Executivo Federal.

O documento define as regras de como os dados abertos devem ser publicados pelos órgãos governamentais e forma como as informações e as bases de dados são disponibilizadas, sempre de forma gratuita e acessível a toda a sociedade. A Política é constituída por documentos normativos, de planejamento e de orientação, voltados para melhor uso dos dados públicos.

O encontro foi o primeiro de uma série de atividades previstas para avaliação e construção da Política e reuniu representantes de órgãos públicos, da sociedade civil e de instituições privadas. Alguns dos temas discutidos foram: sugestões de mudanças na Política Nacional de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, pendências na Política que precisam ser sanadas, reestruturação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) e sugestões de estímulo à participação e envolvimento do setor privado, universidades e ONGs na temática de dados abertos.