FGV e Exército Brasileiro lançam manual de cibersegurança durante o EGC 6.0
Publicação visa orientar sobre a elaboração e participação das organizações em exercícios de defesa digital, integrando sociedade e infraestrutura crítica

Durante o Exercício Guardião Cibernético 6.0, realizado entre 14 e 18 de outubro, a Fundação Getulio Vargas e o Exército Brasileiro lançaram um manual de orientação sobre exercícios de cibersegurança. Com linguagem acessível, o guia visa apoiar empresas e outras organizações da sociedade, principalmente as que dispões de pouca informação e têm interesse de realizar exercícios próprios, na compreensão e prática de exercícios de segurança cibernética.
“A ideia foi criar um manual com linguagem simples, permitindo que todos os segmentos compreendam o que é um exercício de segurança cibernética,” afirmou Sérgio Gustavo Costa, gerente executivo na FGV Projetos.
O EGC é o maior exercício do gênero no hemisfério sul, reúne agências de defesa cibernética e empresas para testar capacidades de resposta a ataques simulados. O objetivo é fortalecer a segurança das infraestruturas críticas nacionais, promovendo a troca de conhecimento entre especialistas e profissionais do setor. O evento contou com simulações práticas que envolveram desde jogos de guerra a desafios de defesa em ambientes virtuais, criando um espaço para o desenvolvimento de novas técnicas de proteção digital.
Para baixar o manual, clique aqui.
Leia também