Institucional

FGV EMAp realiza formatura da primeira turma de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do país

O evento contou com a presença de 38 formandos, sendo 21 de Matemática Aplicada, 13 em Ciência de Dados e quatro compondo a Dupla Graduação.

Compartilhe:
FGV EMAp realiza formatura da primeira turma de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do país

A Escola de Matemática Aplicada realizou no dia 1 de março de 2024 a formatura da primeira turma do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na Sede FGV, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de 38 formandos, sendo 21 de Matemática Aplicada, 13 em Ciência de Dados e quatro compondo a Dupla Graduação.

De acordo com o diretor da Escola de Matemática Aplicada, César Camacho, o posicionamento da EMAp frente ao mercado de trabalho é extremamente satisfatório e reitera a qualidade da Escola. “Antigamente bastava um título de graduação em engenharia, direito ou medicina para garantir o futuro. A sociedade, no entanto, ficou mais complexa e diversificada nas suas demandas e com isso um título de graduação passou a exigir além disso um aperfeiçoamento profissional constante em sintonia com a sofisticação dos avanços tecnológicos que estão evidentes diante de nós.  Nossos dados estão mostrando que a empregabilidade de um egresso da EMAp é de 100%, incluindo aqui aqueles que optam por fazer um mestrado ou doutorado”, disse ele.

Yuri Saporito, coordenador do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e patrono da turma, revelou a sua gratidão por participar desse momento ao lado de alunos que fizeram a diferença ao longo desses quatro anos de convívio. “Eu não poderia ter desejado uma primeira turma melhor, vocês foram atenciosos, interessados e muito participativos. Essa graduação foi imaginada em 2018 durante uma reunião interna da FGV quando percebi que uma graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial abriria nossas portas para alunos que antes não consideravam a FGV como uma opção. Foi um esforço gigantesco, mas conseguimos implementar o curso em meados de 2019 e tivemos a nossa primeira turma, vocês, para começar em março de 2020”, revelou.

Tiago da Silva Henrique, aluno do Curso de Ciência de Dados e bolsista do CDMC foi homenageado como destaque acadêmico e disse ter sido grato pelo reconhecimento institucional em relação ao seu desempenho durante a graduação. De acordo com ele, a formatura marca o início de uma longa jornada profissional. A faculdade, apesar de tão intelectualmente exigente, oferece um ambiente seguro e com objetivos bem definidos para o desenvolvimento pessoal dos estudantes. “Decisões mais difíceis e maiores desafios ainda serão enfrentados por mim e pelos meus colegas. A sensação, assim, é de proatividade — por saber que meus próximos passos serão possivelmente determinantes nos anos subsequentes de minha carreira”, ressaltou. Ele enfatiza também o caráter inaugural do curso, o colocando na vanguarda de uma indústria em franco crescimento que potencialmente se beneficiará da formação tecnicamente moderna. “A recente ascensão comercial de aplicações baseadas em modelos grandes de linguagem, como o ChatGPT, reforça este ponto”, concluiu.

Vale ressaltar que do total dos formandos 25 são frutos do projeto do Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências - CDMC. Criado pela FGV em 2017, o projeto tem o propósito de identificar nas escolas públicas do país jovens talentos de maneira a oferecer a eles a possibilidade de realizar estudos nos cursos de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro.

O programa Seleção de Talentos convidou nos últimos anos alunos de escolas públicas com excelente desempenho e medalhistas em olimpíadas nacionais. Os estudantes são convidados a prestar o vestibular da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro em algum curso de graduação que a instituição oferece: Matemática Aplicada, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Sociais, Direito e Comunicação Digital.