Energia

FGV participa da organização de expedição pelo Rio Negro, na Amazônia

Após a expedição, de volta a Manaus, os integrantes participaram de evento sobre a conservação e o manejo da biodiversidade amazônica.

Compartilhe:
FGV participa da organização de expedição pelo Rio Negro, na Amazônia

Promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), no âmbito da 2ª Fase do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL 2) e coordenada pela Secretaria de Biodiversidade, Florestas e Direitos dos Animais (SBio), foi realizada no período de 07 a 10 de julho do corrente ano a expedição pelo Rio Negro, na Amazônia, cujo planejamento e execução contou com o apoio logístico da Fundação Getulio Vargas, através de suas unidades FGV Europe e FGV Projetos.

Assista ao vídeo abaixo:

A expedição, etapa preparatória da 15ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que ocorrerá em novembro de 2023, em Genebra, na Suíça, partiu da cidade de Manaus e contou com a participação de:

  • 13 especialistas em meio ambiente e desenvolvimento sustentável;
  • 14 representantes de povos indígenas e comunidades locais;
  • 6 observadores externos integrantes de organizações vinculadas aos temas tratados.

Iniciou-se no baixo Rio Negro e realizou visitas de campo por diversas localidades, como por exemplo:

  • Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Puranga-Conquista, na comunidade Terra Preta;
  • Município de Novo Airão, as sedes da Fundação Vitória Amazônica (FVA) e da Fundação Almerinda Malaquias (FAM); 
  • Reserva Federal Extrativista do Rio Unini, na comunidade Patauá.

Após a expedição, de volta a Manaus, os integrantes participaram de evento sobre a conservação e o manejo da biodiversidade amazônica, no qual, por meio de mesas redondas, esses temas foram discutidos nas perspectivas acadêmicas em contraponto com as perspectivas dos povos e comunidades tradicionais. As recomendações apresentadas pelos especialistas nesse evento irão serão consideradas na conferência de novembro, na Suíça.

Para Luís Henrique Piva, consultor da FGV que participou da expedição e do evento, “tratou-se de uma oportunidade para ampliar os conhecimentos práticos sobre a realidade da região, bem como conhecer as experiências das partes diretamente interessadas, trazendo importante contribuição para a atuação da Fundação no Projeto Paisagens Sustentáveis”.

Sobre o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia Brasileira

A segunda fase do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia Brasileira (ASL Fase 2), da qual a FGV participa como unidade executora, visa ampliar os esforços já em andamento na sua primeira fase para consolidar as áreas protegidas na Amazôniam, melhorar a conectividade da paisagem e o gerenciamento sustentável.