Economia

I Seminário Acadêmico de Economia do Mercado da Arte: Evento recebe chamada de trabalhos

O objetivo do evento é gerar um espaço de discussão para acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado da arte, promovendo e divulgando pesquisas científicas e aplicadas relacionadas à economia do mercado da arte.

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I Seminário Acadêmico de Economia do Mercado da Arte: Evento recebe chamada de trabalhos

A Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) está com a chamada de trabalhos aberta para o I Seminário Acadêmico de Economia do Mercado da Arte que acontecerá em 21 de setembro de 2023 em São Paulo, organizado pelo FGV INVEST.

O objetivo do evento é gerar um espaço de discussão para acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado da arte, promovendo e divulgando pesquisas científicas e aplicadas relacionadas à economia do mercado da arte.

Economia da Arte e FGV Invest

A Economia da Arte, conhecida em inglês como Art Economics, pertence ao campo da Economia da Cultura e, desde a década de 80, estuda os dados econômicos na criação, distribuição e consumo de obras de arte, de literatura, de música, e de produtos criativos similares.

Analisa também o comportamento dos produtores, compradores, governos, distribuidores, investidores e demais agentes do mercado da arte, bem como a inclusão dessa classe de ativos em carteiras de investimento diversificadas. Para isso, a Economia da Arte utiliza análises econômicas e econométricas. O estudo do mercado da arte não deve ser confundido com o estudo da Indústria Cultural que inclui também, entre outros, cinema, televisão e publicações massivas em geral.

O Grupo de Estudos de Economia do Mercado da Arte do FGV Invest se reúne desde 2016 no Centro FGV Invest, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, com o objetivo de examinar textos acadêmicos, livros, relatórios e publicações com foco no tema, assim como o papel da estética e das artes na economia. O grupo de estudos conta com participantes provenientes de diferentes pontos de circulação e informação de arte como pesquisadores, colecionadores, profissionais do mercado da arte, interessados em geral e principalmente, professores e alunos da FGV (bacharelandos, mestrandos e doutorandos).

Instruções para Submissão do Resumo do Trabalho

  • Os autores devem enviar um resumo de seu trabalho empírico ou teórico, em formato PDF, para o e-mail seminariofgvinvest@fgv.br até a data de 30/06/2023 às 23:59.
  • O resumo do trabalho não deve ultrapassar 1.000 palavras e sua estrutura deve incluir o objetivo, a metodologia e os principais resultados obtidos ou esperados.
  • O resumo deve incluir, também: título, nome(s) e sobrenome(s) do(s) autor(es), instituição relacionada (Universidade, Instituto, Centro de Investigação, organismo público ou privado, etc.), endereço, cidade, país, e-mail e tema em que a pesquisa está inserida.
  • O resumo pode ser escrito em português ou inglês. A apresentação do trabalho no evento poderá ser feita também em espanhol.
  • Papel: A4 (29,7 x 21 cm) com orientação retrato
  • Margens: superior 3cm, inferior 2cm, direita 2cm, esquerda 3cm
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12
  • Espaçamento de linha: simples
  • Páginas numeradas
  • Todos os resumos serão submetidos a um rigoroso processo de revisão por pares para garantir a mais alta qualidade e relevância para o tema do seminário.
  • A notificação dos resumos aprovados será feita via e-mail, para o autor principal do artigo, até 30/07/2023.

Instruções para Submissão do Trabalho Final

Os trabalhos devem ser de autoria própria, originais e recentes, em PDF. O texto não deve exceder 10.000 palavras, incluindo referências, figuras e tabelas e devem seguir os padrões da ABNT, com fonte Times New Roman 12 e espaçamento simples. Os trabalhos finais deverão ser submetidos para o e-mail seminariofgvinvest@fgv.br até 30/08/2023, juntamente com a apresentação em PPT para o evento. A apresentação em PPT poderá ser alterada e reenviada em data mais próxima à do evento.

Prazos

  • Submissão de resumos em PDF: até 30/06/2023
  • Notificação de trabalhos aceitos: até 30/07/2023
  • Submissão dos trabalhos concluídos em PDF: até 30/08/2023
  • Submissão das apresentações em Powerpoint: até 30/08/2023
  • Seminário: 21 de setembro de 2023
  • Inscrições no evento: 01/06/2023 a 30/08/2023

Áreas Temáticas

Mercado de Arte, Economia do Mercado de Arte, Economia da Arte, Investimentos em Arte, Finanças em Arte, Sistema da Arte, Gestão das Artes, Gestão Cultural, Agentes, Estruturas e Dinâmicas do Mercado de Arte, Avaliação e Precificação de arte, Direito e Regulação da Arte, Marketing e Marca de Arte, Colecionismo e Práticas de Arte, Arte e Globalização, Arte e Tecnologia, Arte e Política Cultural, Arte e Responsabilidade Social e Ambiental, Arte e Soft Power, Autenticidade e Procedência da Arte, Arte e Mercado de Trabalho, e outras.

Tópicos possíveis (não limitados a estes)

  • O papel da arte como classe de ativos em carteira de investimentos diversificada
  • ​​​​​​​Economia comportamental aplicada ao mercado de arte
  • Análise de fatos e números do mercado da arte
  • O impacto de incentivos políticos e econômicos na inovação artística, mercado e instituições
  • O direito como criador de possibilidades e fomento do mercado de arte
  • A dinâmica dos mercados de arte, incluindo preços, leilões e investimentos
  • O papel das instituições culturais na promoção do mercado da arte e do patrimônio cultural
  • O valor social e econômico da arte, incluindo sua contribuição para o bem-estar humano, o desenvolvimento da comunidade e a justiça social
  • Os desafios e oportunidades da digitalização e globalização para a arte e seus mercados
  • A relação econômica entre a arte e outras indústrias
  • A relação entre os mercados de arte e a evolução da história da arte
  • O impacto dos aspectos socioeconômicos e dos fatores institucionais nas inovações artísticas
  • Oferta e demanda de arte em diferentes períodos e locais
  • A precificação da arte e a carreira dos artistas
  • Falhas de mercado na economia da arte: competição imperfeita, informação assimétrica, externalidades e/ou bens públicos
  • Precificação da arte e eficiência informacional
  • Impacto das leis e normas no mercado da arte
  • A economia da criação de arte, negociação de arte e coleção de arte
  • Aspectos financeiros e contratuais entre artistas e mecenas
  • Abordagens quantitativas para questões históricas da arte
  • Aspectos locais ou regionais no desenvolvimento e estrutura do mercado da arte brasileiro
  • Finanças na arte
  • Impacto da autenticidade no valor da obra de arte
  • Financiamento de museus e instituições artísticas
  • Efeitos da globalização no mercado brasileiro de arte
  • Desenvolvimento de mercado, internacionalização e exportações de arte brasileira
  • Agentes do mercado da arte, o sistema e o mercado da arte brasileiro
  • Impacto de crises econômicas, políticas e sanitárias no mercado da arte
  • Impactos de guerras no mercado da arte

Dúvidas e Informações

Para mais informações envie e-mail para: seminariofgvinvest@fgv.br