Inovação nos pagamentos: como a Administração Pública pode modernizar a arrecadação tributária
De acordo com a pesquisadora, o atual contexto no qual a população está inserida refere-se a uma revolução nas possibilidades de pagamentos.

Como os meios de pagamento podem ser adotados pela administração pública e impactar os controles e processos de arrecadação tributária? Essa pergunta norteou a pesquisa de dissertação de mestrado de Elaine Yoko, aluna do Mestrado Profissional em Administração Pública da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE). O projeto busca verificar como está a adoção das novas formas de pagamento pelo setor público e de que forma essas inovações estão impactando os processos de arrecadação tributária.
De acordo com a pesquisadora, o atual contexto no qual a população está inserida refere-se a uma revolução nas possibilidades de pagamentos e é preciso que o setor público também se modernize e adote as tecnologias disponíveis desburocratizando e melhorando o ambiente de negócios.
Atualmente já há diversos meios de pagamento que podem ser utilizados para modernizar a arrecadação tributária, diminuindo os custos e agilizando processos como o desembaraço de mercadoria aduaneira, liberação de carga nas barreiras e liberação de certidões de pagamentos para os contribuintes.
“Apesar das inovações nos meios de pagamentos terem sido estimuladas para atender principalmente o mercado privado, a perspectiva é que haja um grande potencial para que o setor público também adote essas novas modalidades”, ressaltou Elaine.
Veja abaixo a entrevista completa:
O seu objeto de pesquisa gira em torno de “Como os novos meios de pagamentos podem ser adotados pela administração pública e impactar os controles e processos da arrecadação tributária”. Poderia falar mais sobre o Projeto?
A evolução dos meios de pagamentos tem gerado transformações relevantes na economia mundial, trazendo agilidade e diminuindo os custos operacionais. Meu projeto busca verificar como está a adoção das novas formas de pagamento pelo setor público e de que forma essas inovações estão impactando os processos de arrecadação tributária.
Quais os objetivos da pesquisa?
O objetivo principal é investigar como a gestão tributária pode evoluir a partir da adoção das modernas facilidades de pagamentos digitais oferecidas no mercado, de forma a remodelar seus processos, buscando simplicidade e eficiência na entrega do serviço público.
Quais as perspectivas encontradas na pesquisa?
Apesar das inovações nos meios de pagamentos terem sido estimuladas para atender principalmente o mercado privado, a perspectiva é que haja um grande potencial para que o setor público também adote essas novas modalidades como o pagamento instantâneo Pix, e se beneficie das vantagens como facilidade, instantaneidade e onipresença para o pagamento de tributos.
Qual foi a sua motivação para falar sobre o assunto?
As últimas edições do relatório Doing Business do Banco Mundial mostraram que o Brasil é um dos piores países do mundo para se manter um negócio em função do tempo despendido pelas empresas para declararem e pagarem as obrigações tributárias. A modernização na cobrança de impostos pode contribuir para desburocratizar o cumprimento das obrigações pelos contribuintes, melhorando o ambiente de negócio local.
Você possui alguma ligação profissional com o tema?
Sim. Sou Auditora Fiscal da Receita Estadual do RJ e representante do RJ no Grupo de Trabalho de Arrecadação da COTEPE/CONFAZ.
Por qual motivo você decidiu cursar o mestrado da FGV EBAPE?
Cursar o mestrado numa instituição de renome como a FGV era um sonho antigo, pois eu queria aprofundar os estudos, o pensamento crítico e me desenvolver profissionalmente. Enfim essa concretização foi possível a partir da parceria entre a FGV EBAPE e a SEFAZ-RJ para a realização de uma turma específica para os seus servidores.
Quais as vantagens de fazer o curso na Escola?
Realizar o curso de Mestrado Profissional na EBAPE é uma oportunidade única de ter acesso aos melhores docentes da área, instalações modernas e acolhedoras que propiciam o estudo e ser constantemente estimulado a desfrutar do universo acadêmico de forma integral, realizando pesquisas, seminários e participando de experiências internacionais de alto nível, que só são possíveis em função das parcerias da FGV com as instituições internacionais.
Acesse aqui para saber mais sobre o curso
Essa matéria faz parte da série Ideias que Transformam.
Leia também:
- Ideias que transformam: Pesquisa de ex-aluna avalia melhor performance na gestão de riscos climáticos
- Doutorado: Pesquisa analisa impactos dos Programas de ESG da indústria automotiva brasileira
- Marketplace no Brasil: Pesquisa de mestrado mostra como serão as plataformas em 2032
- Matéria tributária e aduaneira no Brasil: Estudo traz inovação na área de arbitragem
- Gestão e iniciativa empreendedora na medicina brasileira: pesquisa revela lacunas e desafios
Leia também