IX Seminário sobre matriz e segurança energética reúne autoridades e especialistas no Rio

Evento vai contar com a presença de Roberto Castello Branco (presidente da Petrobras), Décio Odone (diretor-geral da ANP), Alexandre Barreto de Souza (presidente do CADE), Renata Isfer (Ministério de Minas e Energia) e Adriano Pires (presidente da CBIE), além de convidados internacionais e nacionais
Energia
28 Outubro 2019
IX Seminário sobre matriz e segurança energética reúne autoridades e especialistas no Rio

Os principais especialistas e autoridades do setor de energia participam, no dia 29 de outubro, do “IX Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileiro”. Organizado pela FGV Energia, o evento será realizado no Centro Cultural FGV (Praia de Botafogo 186. Botafogo, Rio de Janeiro) das 9 às 19h e vai contar com a presença de Roberto Castello Branco (presidente da Petrobras), Décio Odone (diretor-geral da ANP), Alexandre Barreto de Souza (presidente do CADE), Renata Isfer (Ministério de Minas e Energia) e Adriano Pires (presidente da CBIE), além de convidados internacionais e nacionais.

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, fará a palestra inaugural e vai detalhar o plano de desinvestimento da companhia logo após a mesa de abertura, que será composta pelo presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, pelo diretor do FGV Energia, Carlos Octávio Quintella, e pelo deputado federal e ex-ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho.

O painel seguinte do seminário vai dar sequência à fala de Castello Branco e vai reunir especialistas para falar sobre petróleo e gás. A mesa vai abordar assuntos como o novo mercado de gás; o pré-sal e o excedente da cessão onerosa: oportunidades brasileiras; evolução e posição atual do Brasil no contexto das transformações setoriais; a abertura do mercado de gás brasileiro; exportações e importações de gás natural liquefeito (GNL); e o Brasil nos mercados globais de energia.

Na segunda parte do evento, o seminário abre espaço para os convidados internacionais. Colin Clearly (US Energy Diplomacy in Latin America) inicia os trabalhos com suas observações sobre o setor de energia. Já Carlos Pascual (IHS Markit) apresenta as perspectivas geopolíticas para o mercado de petróleo e entrevista Fatih Birol (International Energy Agency). Esse bloco conta ainda com apresentação de Giovanna Victer (Secretária de Fazenda de Niterói), que fala sobre a revitalização da cadeia de óleo e gás como oportunidade para instrumentalizar políticas públicas de desenvolvimento e prosperidade.

O último painel do evento será dedicado a energia elétrica. Os participantes vão discutir as perspectivas de novas energias limpas para a geração de energia elétrica; o novo modelo do setor elétrico brasileiro; modelo de contratação da geração de energia elétrica; eficiência energética; oportunidades do novo mercado de gás para o desenvolvimento do sistema elétrico brasileiro; e o papel do Eletrobrás na transição energética e na expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O evento terá o patrocínio das empresas ABRAFE, Airfrance, Combustível Legal, Consulado dos Estados Unidos no RJ, Delta, IHS Markit, KLM, Machado Meyer, Norte Energia e Rio Negócios. Para mais informações sobre a programação, acesse o site.