Pós-graduação em Transição Energética é lançado para servidores do MME
Curso integra o Projeto Meta II e é financiado pelo Banco Mundial

No mês de março, foi realizada a abertura oficial da Pós-Graduação em Transição Energética, um marco no fortalecimento das políticas energéticas no Brasil. O programa, parte do Projeto Meta II, é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia, com execução da Fundação Getulio Vargas (FGV) e financiamento do Banco Mundial.
Desenvolvido pelo FGV In Company para os servidores do MME, o curso tem como propósito fortalecer a formulação e implementação de políticas energéticas no Brasil, alinhadas às tendências globais de sustentabilidade e inovação. Com uma abordagem abrangente, a especialização aborda temas como energia elétrica, petróleo e gás, biocombustíveis, geologia e eficiência energética, combinando modalidades presencial, semipresencial e a distância (EAD).
A cerimônia de abertura contou com a presença de Fernando Colli - Secretário Executivo-Adjunto do MME e Thiago Barral - Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, que apresentou um panorama sobre o contexto geral de transição energética no Brasil, incluindo indicadores de diversos países.
Após a solenidade, os alunos participaram da primeira aula, conduzida pelo Prof. Dr. Diogo Lisbona Romeiro, do FGV CERI, que apresentou a estrutura e os principais eixos do curso. A coordenação acadêmica está sob a responsabilidade da Profa. Joisa Dutra Saraiva, diretora do FGV CERI - Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura.
A transição energética é um dos temas centrais da agenda global e exige profissionais qualificados para conduzir esse processo. Com essa iniciativa, a FGV reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a qualificação de profissionais para os desafios da transição energética, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor.