Institucional

Ministro de Minas e Energia ressalta importância da transição energética em webinar da FGV Energia

“A transição energética brasileira diz respeito à quantidade de energéticos disponíveis que o país possui e a forma de administrá-los. Uma ação que demandará esforço e engajamento de todos”, enfatizou.

Compartilhe:
Ministro de Minas e Energia ressalta importância da transição energética em webinar da FGV Energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou nesta quarta-feira, 9 de junho de 2021, ao lado do diretor da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, do webinar World Energy Transition. Ele destacou também os avanços nacionais em eficiência energética, sendo a matriz brasileira 48% renovável, contra a média de 14% do restante do planeta. Para ele, a mudança trará impactos econômicos, sociais e geopolíticos. 

“A transição energética brasileira diz respeito à quantidade de energéticos disponíveis que o país possui e a forma de administrá-los. Uma ação que demandará esforço e engajamento de todos”, enfatizou. Atualmente, o país conta com a bioenergia, energia solar e eólica, bioeletricidade, gás natural e ainda desenvolve pesquisas nas áreas de hidrogênio e células combustível. 

Fatih Birol afirmou que embora os governos possuam suas metas para a redução de CO2, poucos promovem ações efetivas. Segundo o executivo, há uma preocupação em relação às métricas adotadas pelos países, que serão escolhidas de acordo com sua capacidade econômica.

“Trata-se de uma corrida contra o tempo, e não entre países”, destacou. Birol também afirmou que as empresas estatais de energia estão conscientes sobre a necessidade da transição e que a falta de investimento em energias renováveis é uma questão de escolha.  

O presidente da Fundação Getulio Vargas, Carlos Ivan Simonsen Leal, participou da abertura ao lado do diretor da FGV Energia, Carlos Quintella. A mediação do evento foi feita pela assessora estratégica e professora da FGV Energia, Fernanda Delgado.