Nova ferramenta traz panorama sobre fluxos migratórios no Brasil
Políticas Públicas
08 Novembro 2018

Nova ferramenta traz panorama sobre fluxos migratórios no Brasil

Na ocasião, serão lançadas as ferramentas Fluxo Migratório e Simulador Demográfico, que tornam públicas e acessíveis informações coletadas e processadas durante o projeto de pesquisa “Avaliação dos Impactos Potenciais dos Novos Fluxos Migratórios para o Brasil”

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) realiza no dia 22 de novembro o painel de debate “Lançamento da plataforma #observamigração: impacto dos fluxos migratórios no Brasil”. O evento será realizado na Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ), a partir das 9h30.

Na ocasião, serão lançadas as ferramentas Fluxo Migratório e Simulador Demográfico, que tornam públicas e acessíveis informações coletadas e processadas durante o projeto de pesquisa “Avaliação dos Impactos Potenciais dos Novos Fluxos Migratórios para o Brasil”. Essas plataformas digitais oferecem, respectivamente, um panorama sobre a entrada de estrangeiros no Brasil e a saída de brasileiros do país, além dos impactos econômicos e demográficos das migrações internacionais para o Brasil.

A abertura do painel será feita pelo presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, pelo vice-presidente da FGV, Sergio Franklin Quintella, e pelo diretor da FGV DAPP, Marco Aurelio Ruediger. Na mesa de debate estarão presentes os pesquisadores da FGV DAPP Danielle Sanches e Wagner Oliveira; e os pesquisadores do Cedeplar/UFMG Cássio Turra e Simone Wajnman. A mediação será feita pela coordenadora de pesquisa da FGV DAPP, Ana Guedes.

"O país teve forte contribuição na imigração em várias ocasiões, incentivada pelo Estado. Com os avanços recentes na legislação, achamos que existe um espaço enorme para o Brasil se tornar mais receptivo para a imigração e tê-la como alavanca para avanços nas diversas áreas técnicas e culturais", aponta o diretor da FGV DAPP Marco Aurelio Ruediger.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.