Novo livro fala sobre lobby e políticas públicas

A publicação faz uma introdução ao assunto, que gira em torno de oito pontos: o que é lobby; quem são seus agentes (os lobistas); quais são os alvos dessa atividade; em que momentos do processo decisório o lobby está presente; como o lobby é feito nesses diversos momentos; quão influentes são os lobbies; que contribuições e problemas tal prática pode acarretar; e como enfrentar o desafio de regulamentar esse fenômeno.
Políticas Públicas
25 Junho 2018
Novo livro fala sobre lobby e políticas públicas

A Editora FGV lança, no dia 29 de junho, em São Paulo, o livro “Lobby e políticas públicas”. A publicação integra a Coleção FGV de Bolso, que pretende ser o mais objetivo possível ao tratar do assunto, sem demonizar a atividade de lobby, tampouco endeusá-la. O lançamento será na Blooks Livraria do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569/3º piso – Consolação – SP), dia 29 de junho, às 19h00.

Wagner Mancuso e Andréa Gozetto, autores da obra, apresentam uma síntese das principais questões relacionadas à prática do lobby durante o ciclo das políticas públicas no Brasil. Trata-se de uma introdução ao assunto, que gira em torno de oito pontos: o que é lobby; quem são seus agentes (os lobistas); quais são os alvos dessa atividade; em que momentos do processo decisório o lobby está presente; como o lobby é feito nesses diversos momentos; quão influentes são os lobbies; que contribuições e problemas tal prática pode acarretar; e como enfrentar o desafio de regulamentar esse fenômeno.

"O lobby é um fenômeno onipresente na política brasileira. Está presente em cada decisão parlamentar ou governamental que afeta nos¬sas políticas públicas. No entanto, esse fenômeno ainda tem recebido atenção muito escassa da academia e da sociedade. É chegada a hora de recolocar os grupos de interesse no centro das atenções”, destacam os autores.

Para mais informações sobre o livro, acesse o site da Editora FGV.