Institucional

Pesquisadores dialogam com governo e empresas sobre desafios para pesquisa e inovação no Brasil

O evento, que conta com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), vai reunir pesquisadores e representantes dos setores público e privado.

Compartilhe:
Pesquisadores dialogam com governo e empresas sobre desafios para pesquisa e inovação no Brasil

“As diferentes instituições que abrigam a ciência e o desenvolvimento científico precisam unir esforços e atuar em sinergia para superar os desafios da atualidade”. A fala é do diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Álvaro Prata, que participará do VII Simpósio de Pesquisa da FGV, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, às 9h30, no Centro Cultural FGV. O evento, que conta com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), vai reunir pesquisadores e representantes dos setores público e privado com o objetivo de discutir os principais desafios atuais da sociedade brasileira. 

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos ressalta como a ciência pode auxiliar a sociedade a enfrentar os seus desafios. Segundo a Ministra, o desenvolvimento do Brasil em novas bases tecnológicas, e a inserção soberana do país na economia global, dependem de um conjunto de políticas públicas capazes de transformar conhecimento em riqueza, por meio dos investimentos em CT&I. 

“Nosso desafio é acelerar a transferência de tecnologia para gerar produtos e serviços que atendam às demandas da sociedade e do país, desenvolvendo soluções inovadoras em temas estratégicos, como combate à fome, biodiversidade, saúde, transição energética e transformação digital", declarou a Ministra. 

Encontro de instituições de pesquisa e inovação 

Durante o Simpósio, instituições de pesquisa e inovação, com expertise em diferentes áreas de conhecimento, vão participar de debates sobre temas de interesse público. O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, reitera a importância de pesquisadores de diferentes áreas trabalharem em conjunto para prover soluções que beneficiem a sociedade: “Os desafios do mundo atual exigem soluções elaboradas de forma cada vez mais complexa e multidisciplinar”, disse o presidente. 

A Fiocruz, que também é uma das apoiadoras do VII Simpósio de Pesquisa da FGV, junto a Euraxess e a Queen Mary University of London, vai marcar presença no debate sobre o Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde Humana, que ocorre no terceiro dia do evento. 

Para acrescentar a perspectiva das ciências exatas aos diálogos promovidos durante o Simpósio, quem também está com presença confirmada é o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do qual o diretor-geral Marcelo Viana debaterá, junto a outras autoridades, sobre o Impacto da Ciência na Sociedade e no Avanço do Conhecimento, durante a mesa-redonda que dará início as atividades do primeiro dia do Simpósio. Viana acredita que o diálogo entre a Matemática e as demais áreas do conhecimento requer um esforço permanente na busca de linguagens comuns. 

“Isto é absolutamente fundamental para a realização do pleno potencial da ciência para compreender o mundo que nos cerca, resolver problemas da humanidade e promover o desenvolvimento”, disse Marcelo Viana. 

Perspectiva global 

Os diálogos que ocorrerão dentro do Simpósio também contarão com a presença de pesquisadores estrangeiros. Acadêmicos da Queen Mary University of London (QMUL), que já desenvolvem pesquisas em parceria com a FGV e a Fiocruz, fazem parte do grupo de palestrantes do evento. 

"Participar do Simpósio de Pesquisa da FGV ajudará a fortalecer nossas parcerias de pesquisa. Trabalhar com a Fundação nos últimos anos nos mostrou que nossas duas universidades estão altamente alinhadas em nossas visões para usar nossas redes globais de pesquisa a fim de gerar impacto social”, afirmou a vice-principal for Humanities and Social Sciences da QMUL, Frances Bowen, que fará uma apresentação sobre a resposta das empresas às mudanças climáticas. 

Oportunidade para desenvolvimento de pesquisas 

Uma novidade no Simpósio deste ano é que pesquisadores de diferentes instituições, das mais diversas áreas de conhecimento, terão a oportunidade de apresentar propostas de projetos de pesquisa no intuito de construírem parcerias.  

Entre as instituições que participarão deste painel, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Universidade também estará representada pelo professor Edson Watanabe, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE-UFRJ), quem irá mediar os painéis “Pesquisa, Inovação e Setor empresarial” e “Ética e Integridade em Pesquisa”. 

O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, declara: “Quando reunimos esforços para pensar os desafios e soluções do hoje e do futuro, colocamos em evidência a importância do fomento à ciência no Brasil”. 

Ciência em prol do desenvolvimento da sociedade 

Outros temas que também serão debatidos ao longo do Simpósio são: Os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas, Comunicação e Nova Ordem Social, e Reforma Tributária e o Novo Marco Fiscal.  

O evento contará ainda com a participação da Universidade de São Paulo (USP), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Embaixada da União Europeia no Brasil, de agências de fomento como a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Também marcam presença o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) a organização GIZ Brasil, além de startups, empresas e secretarias de governos estaduais. 

“Os grandes desafios da atualidade envolvem questões muitas vezes conflitantes e que requerem amplo e profundo conhecimento científico para serem tratadas. A ciência deve ser este pilar sobre o qual nos apoiamos para avançarmos como civilização, superando os desafios e aproveitando as oportunidades que se apresentam”, acrescentou o diretor da ABC, Álvaro Prata. 

Local:

Centro Cultural FGV
Praia de Botafogo, 186, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ

Para conferir os debates na íntegra, confira a programação e participe do Simpósio ao se inscrever gratuitamente aqui.