Institucional

PL das Fake News: Webinar aborda o desafio de regular as redes sociais

A discussão se estende para o desafio do combate às fake news de forma geral em meios digitais e, ao mesmo tempo, da defesa da liberdade de expressão.

Compartilhe:
PL das Fake News: Webinar aborda o desafio de regular as redes sociais

Debater riscos e oportunidades de discursos realizados nas redes sociais, em busca de reduzir o impacto da desinformação em processos eleitorais e, consequentemente, na democracia. Esse é o foco central do webinar "PL das Fake News: O desafio de regular as redes sociais”. O evento, promovido pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV DAPP), será realizado no dia 3 de junho, às 14h, no canal da FGV no Youtube.

A discussão também se estende para o desafio do combate às fake news de forma geral em meios digitais e, ao mesmo tempo, da defesa da liberdade de expressão. Na ocasião, a FGV DAPP apresentará resultados do estudo que explora dados em redes sociais sobre análise do debate público conduzido em ambientes digitais a respeito da regulação das plataformas e dos serviços de mensagens instantâneas no Brasil.

Essa análise implica, em linhas gerais, a coleta e o processamento de postagens do Twitter que abordam, em alguma medida, a questão da regulação. Esta é uma preocupação não só no Brasil e que também faz parte do escopo de trabalho do projeto Democracia Digital, da FGV DAPP, que conta com apoio da Embaixada da Alemanha.

Amaro Grassi, coordenador da FGV DAPP, fará a introdução do evento. Como palestrantes participarão: Alexandra Geese, Membro do Parlamento Europeu; Orlando Silva, Deputado Federal; Ricardo Campos, Docente na Goethe Universität Frankfurt; Bruna Martins dos Santos, Ativista da Coalizão Direitos na Rede. A moderação ficará a cargo de João Brant, coordenador do projeto *desinformante.

O webinar contará com transmissões em português, inglês e alemão, nos canais do Youtube da FGV e da Embaixada e tem a parceria do projeto *desinformante e do Instituto Legal Grounds, além da Embaixada da Alemanha Brasilia, apoiadora do projeto. 

Para se inscrever, acesse o site