Professora é nomeada pesquisadora do European Corporate Governance Institute
Direito
10 Maio 2018

Professora é nomeada pesquisadora do European Corporate Governance Institute

Mariana Pargendler é a primeira brasileira nomeada pelo ECGI, que reúne especialistas na área de governança corporativa, em sua grande maioria oriundos os EUA e da Europa. Até então, o instituto não tinha membros pesquisadores da América Latina.

Mariana Pargendler, professora de Direito dos Negócios da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), é a primeira brasileira nomeada pesquisadora do European Corporate Governance Institute (ECGI), que reúne especialistas na área de governança corporativa, em sua grande maioria oriundos os EUA e da Europa.

No total, foram nomeados 71 novos membros, escolhidos pela alta qualidade de suas pesquisas acadêmicas na área de governança corporativa, com artigos publicados em relevantes publicações do segmento, que oferecem suporte para acadêmicos, profissionais e formuladores de políticas públicas em debates em diversos tópicos de governança. Até então, o instituto não tinha membros pesquisadores da América Latina.

Mariana é doutora em direito pela Yale Law School e pela UFRGS e atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Mariana já lecionou como professora visitante na Stanford Law School, na University of Pennsylvania School of Law e na New York University School of Law. Antes de se dedicar à academia, foi advogada associada junto ao escritório Weil, Gotshal & Manges LLP em Nova York e pesquisadora do Millstein Center for Corporate Governance and Performance da Yale School of Management.

Entre as mais recentes publicações de sua autoria destacam-se “The Role of the State in Contract Law: The Common-Civil Law Divide”, publicada no Yale Journal of International Law; “The Corporate Governance Obsession”, publicada no The Journal do Corporation Law; “Governance Challenges of Listed State-Owned Enterprises around the World: National Experiences and a Framework for Reform (com Curtis J. Milhaupt)”, publicada no Cornell International Law Journal; e o livro “The Anatomy of Corporate Law: A Comparative and Functional Approach”, publicado em coautoria com diversos especialistas dos EUA, Europa e Ásia pela Oxford University Press.