Valor do hidrogênio e oportunidades de cooperação entre Brasil e Itália pautam webinar
Este evento tratará principalmente do hidrogênio verde, sua variante mais limpa, produzida a partir de fontes renováveis.

O hidrogênio é vetor energético promissor em nível global e uma solução-chave no combate à mudança do clima. Nesse contexto, o FGV Europe promove o seminário virtual "Desenvolvimento da cadeia de valor do hidrogênio e oportunidades de cooperação Brasil-Itália". Aberto ao público, o evento será realizado no dia 8 de maio de 2023, às 10h e será exibido ao vivo no canal da FGV no YouTube.
O evento é organizado pela organizado pela Embaixada do Brasil em Roma e pelo FGV Europe, em colaboração com a Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), a Associação Italiana do Hidrogênio e Células a Combustível (H2IT) e a associação empresarial Assolombarda. Este evento tratará principalmente do hidrogênio verde, sua variante mais limpa, produzida a partir de fontes renováveis.
De um lado, o Brasil. Com uma matriz energética das mais variadas e limpas do mundo, e como país gerador de inovação, o Brasil possui as características ideais para inserir-se de forma competitiva na cadeia produtiva do hidrogênio sustentável. Graças a seu potencial de energia renovável e a numerosos projetos em desenvolvimento, o Brasil pode tornar-se grande produtor e exportador de hidrogênio verde.
Do outro lado, a Itália. O Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR) prevê investimentos para favorecer a transição para o hidrogênio verde, com zero emissões, especialmente nos setores industriais de transporte e "hard to abate" (aço, petroquímica, cimento) e para a criação de "Hydrogen Valleys", ou seja, sistemas locais de produção, transporte e consumo de hidrogênio. A Itália também tem a ambição de tornar-se um centro de fornecimento de energia para a Europa, com ações alinhadas ao Green Deal europeu e aos planos REPowerEu.
O seminário promoverá o intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Itália sobre as perspectivas de mercado e inovação tecnológica na indústria do hidrogênio. A cooperação entre os dois países pode contribuir para a transição energética e o alcance da neutralidade climática.
"Brasil e Itália têm muitas oportunidades para desenvolver o mercado tão estratégico e promissor do hidrogênio. Estou convencido de que este tema também servirá para estreitar ainda mais as relações, já tão consolidadas, entre nossos dois países", afirma o Embaixador do Brasil na Itália, Helio Vitor Ramos Filho.
Para realizar a sua inscrição, acesse o site.
Para obter mais informações sobre o evento, acesse o site.
Para saber mais sobre o Programa, acesse o site.