Workshop discute o papel das Cortes e Tribunais Internacionais

O encontro será realizado no dia 16 de março, às 9h, na Sede FGV, com o apoio do Programa Erasmus+ da União Europeia. 
Direito
13 Março 2023
Workshop discute o papel das Cortes e Tribunais Internacionais

A Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), por meio do seu Centro de Excelência Jean Monnet, promove o workshop “Transformando o Papel das Cortes e Tribunais Internacionais em uma Nova Era de Adjudicação” (Transforming the Role of International Courts and Tribunals in a New Era of Adjudication). O encontro será realizado no dia 16 de março, às 9h, na Sede FGV, com o apoio do Programa Erasmus+ da União Europeia. 

Organizado por Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV, o evento lançará luz sobre cortes e tribunais internacionais que, cada vez mais, têm se deparado com temas politicamente sensíveis, tanto na esfera internacional quanto na doméstica. Casos recentes perante a Corte Internacional de Justiça incluem Gâmbia x Myanmar e Ucrânia x Rússia. Segundo a professora, esses exemplos ilustram a crescente tendência de que litígios internacionais raramente sejam de preocupação ou interesse exclusivo das partes em disputa. Consequentemente, demandas por maior legitimidade e transparência vêm ganhando força nos últimos anos perante Cortes e Tribunais Internacionais, cabendo-lhes encontrar o equilíbrio entre os direitos das partes e os interesses da comunidade internacional. 

O workshop terá a participação de renomados palestrantes internacionais. O discurso de abertura será dirigido por Laurence Boisson de Chazournes (Universidade de Genebra). Em seguida, o Painel I, “Cortes e Tribunais Internacionais: Desafios Atuais” (International Courts and Tribunals: Current Challenges), contará com a participação de Diego P. Fernández Arroyo (Faculdade de Direito Sciences Po), Jean-Marc Sorel (Faculdade de Direito de Sorbonne, Universidade de Paris 1), Serena Forlati (Universidade de Ferrara) e Miriam Cohen (Universidade de Montreal). 

Já o Painel II, “ Trabalhando com Grandes Bases de Dados sobre Tribunais Internacionais” (Working with Large Databases on International Courts), será presidido por Ely Caetano Xavier Junior (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), e contará com apresentações sobre projetos de pesquisa que aliem métodos jurídicos empíricos ao estudo de Cortes e Tribunais Internacionais. A primeira apresentação será dirigida por Seán Fobbe (Universidade Ludwig-Maximilian de Munique), com comentários dos professores e pesquisadores da FGV: Raphael Tinarrage (FGV EMAp), José Luiz Nunes (FGV Direito Rio), Lucas Thevenard Gomes (FGV Direito Rio) e Henrique Ennes (FGV EMAp). 

As palavras de encerramento do evento, sobre “Métodos Mistos para o estudo de Cortes” (The Mixed Methods Turn in Studying Courts), serão dirigidas por Malcolm Langford (Universidade de Oslo). 

Os debates serão realizados em inglês e não haverá tradução simultânea. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link. 

Chamada de trabalhos   

Termina no dia 6 de março o prazo para interessados mandarem trabalhos para integrarem o debate do Painel II. As instruções constam no link. 

Local 

Sede FGV  
Praia de Botafogo, 190, 12º andar, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ 

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.