GNAM Week: alunos completam imersão em Administração no Chile, EUA e China
Confira o depoimento dos alunos do Mestrado Profissional em Administração nas imersões com universidades parceiras da FGV.

Com o objetivo de expandir o conhecimento global e preparar líderes para o futuro, o Mestrado Profissional em Administração tem parceria com a Global Network for Advanced Managment e tem como parte essencial do curso as Semanas da Rede Global (Global Network Weeks ou GNAM WEEK). Elas permitem que os alunos realizem estudos intensivos em uma das 32 escolas da rede, em um curso focado que aproveita as perspectivas, os programas e a experiência do corpo docente dessa escola. Juntamente com colegas de outras regiões do mundo, os alunos assistem a aulas, visitam empresas locais e se reúnem com especialistas focados em problemas empresariais atuais.
Leandro Rafael, da turma de 2022, esteve na Pontifícia Universidade Católica de Chile e sua imersão foi nos estudos dos impactos econômicos na América Latina. A interação com professores e consultores permitiu insights sobre desafios e soluções regionais.
“A interação direta com empresários locais nos permitiu uma compreensão prática dos desafios enfrentados pelas empresas na região, enriquecendo nossa perspectiva com exemplos reais e soluções aplicáveis”, explica Leandro.
A experiência de visitar empresas no Chile e trabalhar em temas como estratégias e modelos de negócios foi um ponto de destaque. Segundo Leandro, essas visitas ofereceram uma visão prática sobre como as empresas locais estão se adaptando e inovando diante dos desafios econômicos e sociais contemporâneos.
“O networking foi um dos pontos altos, pude me conectar com alunos e profissionais globais de instituições renomadas, incluindo EGADE do México, Yale nos EUA, PUC do Chile, INCAE da Costa Rica, além de universidades na Alemanha, China, Turquia e Itália, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e multidisciplinar. Essas conexões ultrapassam as fronteiras tradicionais da sala de aula. A semana fortaleceu a minha capacidade de atuar em um contexto globalizado”, conta Leandro.
Já Isabella Milano, da turma de 2023, participou do curso Behavioral Science of Management na Universidade de Yale, nos EUA, e conta que ao longo da semana teve a oportunidade de aprender com alguns dos mais brilhantes docentes do mundo sobre como e por quê as pessoas tomam decisões. Além disso, houve de uma série de aulas práticas sobre como ampliar habilidades de negociação e influência.
“Mas a melhor parte foi ter vivido essa imersão ao lado de dezenas de profissionais de 18 universidades de alto desempenho ao redor do mundo. Essas trocas culturais com os pares reforçaram o quanto a diversidade - geográfica, cognitiva e comportamental - enriquece nossas perspectivas, permitindo que abordemos questões complexas de forma mais criativa e assertiva”, comenta Isabella.
Por fim, Larissa Santana, da turma de 2023, esteve em Beijing, como aluna da universidade Renmin.
“Nos meus mais de 20 anos de carreira, como jornalista de negócios e depois como executiva e empreendedora, a China sempre foi o gigante a ser acompanhado. Primeiro por ser uma potência econômica capaz de gerar impactos globais. E mais recentemente por ser o berço de empresas, produtos e modelos de negócio inovadores e tecnológicos. Ler sobre o desenvolvimento chinês sempre foi muito interessante, mas estar na China me deu a oportunidade de entender o potencial do ecossistema. Por vários ângulos”, explica Larissa.
Ela conta também como foi sentir a experiência digital por lá, principalmente nos chamados superapps, que são muito eficientes e fluídos. “Seja comprando um cafezinho pelo WeChat, que nasceu como app apenas de conversas, ou chamando um táxi pelo Alipay, que originalmente era um app de pagamentos”, exemplifica. Teve a oportunidade de visitar empresas que estão desafiando concorrentes globais, em entretenimento, mercado automotivo, mercado imobiliário e tecnologia. Pôde conversar com executivos, questionar, enxergar os dados por trás da estratégia e ter a visão que pretendem concretizar nos próximos 5, 10 e 15 anos. “Recomendo fortemente a todos que tiverem interesse em inovação e negócios, e que queiram sair da correria operacional para buscar inspiração”, finaliza Larissa.
O GNAM WEEK é item obrigatório no MPA e consiste em duas semanas de imersão ao longo do curso, garantindo uma forte exposição internacional e profissional.
Saiba mais sobre o Mestrado Profissional em Administração e o GNAM WEEK no link.
Leia também