Relatório de Impacto Social apresenta ações da FGV no campo da produtividade e inserção globais
Além de contar com uma rede estratégica e em constante expansão de parcerias acadêmicas, a Fundação Getulio Vargas desempenha um papel essencial como ponte entre o país, governos e instituições multilaterais.
As dinâmicas da produtividade e da inserção internacional formam um elemento inseparável para o desenvolvimento econômico sustentável, em um cenário cada vez mais interconectado, tanto em termos de países como de setores da economia e do conhecimento.
A busca incessante pela eficiência, inovação e impacto social, em qualquer atividade, são pilares de uma integração global com protagonismo e geração de soluções originais.
Assista aos episódios do podcast Impacto Social FGV:
Para além de uma rede estratégica e crescente de parcerias acadêmicas, que ampliam a dimensão do conhecimento científico gerado no Brasil, a Fundação Getulio Vargas desempenha um papel importante em apoio ao país na interlocução com governos e instituições multilaterais.
Nesse sentido, a FGV deu continuidade, em 2023, à formulação de pesquisas, bem como à criação e implementação de projetos estruturantes e de intercâmbio científico com inúmeros atores estratégicos. A Fundação foi de um intenso trabalho junto à União Europeia a novas colaborações no que tange a sociedade civil e as organizações governamentais e não governamentais dos Estados Unidos, passando pelas novas etapas de um dos mais ambiciosos programas tecnológico-agrícolas já montados para o continente africano.
Conheça mais projetos:
Brasil e Alemanha: Desafios da Era Digital: A FGV recebeu a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, para falar sobre os desafios da digitalização para as sociedades democráticas, em evento em São Paulo, no dia 6 de junho de 2023. Além da ministra, palestraram o ministro do Trabalho e Assuntos Sociais da Alemanha, Hubertus Heil, e o embaixador da União Europeia do Brasil, Ignacio Ybáñez. Na segunda parte do evento, foi realizada uma mesa virtual com a Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia Margrethe Vestager, o diretor do Democracy Reporting International, Michael Meyer-Resende, a assessora especial do Ministério da Justiça para Direitos Digitais, Estela Aranha, e Amaro Grassi, coordenador de projetos da FGV ECMI.
O evento foi organizado pelos projetos “Mídia e Democracia”, com apoio da União Europeia, e “Digitalização e Democracia”, com apoio da Embaixada da Alemanha em Brasília (mais sobre os projetos no Capítulo 6). O conteúdo dos debates pode ser assistido, na íntegra, no canal da FGV no YouTube.
Regeneração Urbana Integrada e Sustentável de Milão e Rio de Janeiro – REMIRIO: O projeto de Regeneração Urbana Integrada e Sustentável de Milão e Rio de Janeiro – REMIRIO (em inglês, Integrated and Sustainable Urban Regeneration Milan – Rio) é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa “City to City Cooperation”, e aborda o tema da parceria entre cidades para o desenvolvimento sustentável.
O principal objetivo é a transferência de tecnologias, competências e políticas públicas para desenvolver planos urbanos integrados. Além disso, serão realizadas intervenções (projetos-pilotos) no âmbito socioambiental, que serão financiadas com recursos do próprio orçamento do projeto. Essas intervenções serão identificadas dentro do escopo do plano integrado e da carteira de iniciativas voltadas a uma área do município do Rio de Janeiro.
Hidrogênio Verde - Intercâmbio e inovação: Juntamente com a Embaixada do Brasil em Roma foi realizado o Seminário “Desenvolvimento da Cadeia de Valor do Hidrogênio e Oportunidades de Cooperação Brasil-Itália”, em formato virtual, no dia 8 de maio de 2023.
O evento contou com o apoio da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), da Associação Italiana do Hidrogênio e Células a Combustível (H2IT) e da Associação empresarial Assolombarda.
Sobre o Relatório de Impacto Social:
O Relatório de Impacto Social mostra a produção intelectual da Fundação Getulio Vargas com dados, números, pesquisas, levantamentos das áreas da FGV por meio de um material informativo e agregador da atuação da Fundação e as mudanças positivas que a instituição gera na sociedade.
Alinhado à missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional, o documento apresenta dados e destaques sobre a evolução da FGV em suas principais áreas de impacto, seja por meio de projetos, iniciativas ou atividades voltadas para a inovação em políticas públicas e orçamentárias, economia verde, direitos humanos e desenvolvimento social, defesa e segurança nacionais e produtividade e inserção globais.
Clique aqui e veja o relatório na íntegra.
Leia mais sobre os outros temas do Relatório de Impacto Social:
Leia também