Economia e Mercado da Arte: curso gratuito debate impacto das políticas culturais no setor
Atividade abordará os fundamentos econômicos do mercado da arte, a dinâmica global e brasileira, a relação entre preço e valor das obras e as estratégias para um crescimento sustentável do setor.

Entre os dias 14 e 16 de abril, o economista Thierry Chemalle ministra o curso “Economia e mercado da arte: o valor da arte além do preço”, na sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro. A iniciativa visa disseminar o conhecimento sobre as táticas comerciais e as relações financeiras do setor artístico e faz parte da agenda de atividades da FGV Arte 2025. O curso é gratuito, mediante inscrição prévia, voltado para profissionais, colecionadores e entusiastas que desejam compreender as dinâmicas econômicas e estratégicas do setor.
Ao longo dos três dias de curso os participantes terão acesso a um conteúdo estruturado que aborda desde a precificação de obras até o funcionamento de leilões, passando por estratégias de investimento e o papel das instituições culturais na valorização artística. Também será abordado um panorama abrangente sobre os desafios e oportunidades do mercado de arte no Brasil e no mundo.
Ministrado pelo economista e o professor da FGV, Thierry Chemalle, o curso tem como proposta fomentar a discussão sobre o impacto das políticas culturais na economia da arte, explorando como regulamentações, incentivos e mudanças no cenário global afetam a comercialização e valorização de obras. Ainda serão apresentadas, durante a atividade, reflexões sobre o crescimento do mercado digital, a ascensão dos NFTs e as novas formas de consumo e circulação da arte.
Com uma abordagem acessível e dinâmica, a FGV Arte busca aproximar o público do universo da economia da arte, fornecendo conhecimentos essenciais para quem deseja atuar profissionalmente no setor ou aprofundar sua compreensão sobre seus mecanismos e transformações.
Para acessar a programação completa e inscrever-se no curso acesse o link.