Políticas Públicas

Evento propõe reflexão sobre a evolução das políticas educacionais no Brasil

O seminário será realizado no Rio de Janeiro e propõe um debate sobre a evolução das políticas educacionais no Brasil e os principais desafios impostos pelas tecnologias e pela inteligência artificial

Compartilhe:
Crianças na sala de aula com tablet nas mãos

Na próxima segunda-feira, 14 de abril, a FGV Conhecimento realizará o evento Políticas Públicas de Educação: de Capanema à Inteligência Artificial. Gratuito e aberto ao público, o seminário propõe uma reflexão sobre a evolução das políticas educacionais no Brasil, desde a gestão de Gustavo Capanema até os desafios contemporâneos impostos pelas tecnologias e pela inteligência artificial. A abertura está marcada para às 15h, no Centro Cultural da FGV, no Rio de Janeiro.  

Lideranças dos setores público e privado estarão reunidos para discutir- como as transformações influenciam as práticas pedagógicas e a organização do sistema educacional, destacando tanto os avanços quanto as limitações ao longo das décadas. A programação contempla três painéis ao longo da tarde, voltados ao debate sobre o impacto das novas tecnologias no processo educacional, suas implicações para o ensino, a aprendizagem e as desigualdades educacionais. 

Entre os palestrantes confirmados estão o ministro do Supremo Tribunal Federal e coordenador do Fórum de Responsabilidade Social André Mendonça; o secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro Renan Ferreirinha; a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt; o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Maurício Carvalho; o Secretário Municipal de Educação de São Paulo Fernando Padula; e a presidente-executiva do Todos pela Educação Priscila Cruz.  

O seminário também marca o lançamento do Fórum de Educação e Políticas Públicas, uma iniciativa de renovação do setor da educação. Nele, educadores, pesquisadores, autoridades da área de educação, além de representantes da Administração Pública, reunir-se-ão para discutir os avanços da educação brasileira, os desafios contemporâneos e seus impactos. O Fórum nasce como um ambiente para a contínua troca de ideias por meio de pesquisas, seminários, palestras, mesas-redondas, entre outras formas, que buscam trazer inovação para a educação da cidade do Rio de Janeiro e para todo o Brasil. 

A iniciativa reforça o compromisso da FGV Conhecimento com a promoção de debates sobre temas de grande relevância para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e educacional do Brasil.   

Para realizar sua inscrição, clique aqui.