Anna Amélia de Mendonça lutou junto de outras mulheres pelo direito ao voto feminino no Brasil
Anna Amélia de Queiroz Carneiro de Mendonça (1896 - 1971) atuou como diretora no suplemento feminino do Diário de Notícias e foi colaboradora em diversos jornais do Rio de Janeiro, como O Globo, O Jornal, A Noite e na Revista O Cruzeiro. Foi a primeira mulher a integrar o Tribunal Superior Eleitoral, fazendo parte da mesa apuradora das eleições de 1934.
Foi presidente da Associação Brasileira de Educação, fundadora da Casa do Estudante do Brasil (1929) e introduziu o tema do futebol na literatura brasileira com a poesia O Salto, publicada no livro Alma.
Além de sua atuação no ramo educacional teve destaque como secretária do Hospital Pró-Matre e vice-presidente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino onde atuou junto de outras mulheres pelo direito ao voto feminino.
Representou oficialmente o Brasil, em 1935, no XII Congresso Internacional de Mulheres em Istambul. Em 1942, foi escolhida como representante do Brasil na Comissão Internacional de Mulheres, com sede na União Pan-Americana em Washington.
Em 1967 foi convidada pelo governo do Estado de Israel para representar a mulher brasileira no Congresso Internacional Feminino pela Paz e Desenvolvimento.
A poetiza traduziu Hamlet e outras obras de William Shakespeare para o português. Foi autora dos livros Esperanças (1911), Alma (1922), Ansiedade (1926), Quatro pedaços do planeta no tempo do Zeppelin (1976) e outros.
Esta matéria faz parte da série especial Mulheres do Acervo iniciada no Dia Internacional da Mulher.
Veja as outras publicações da série:
Notícias relacionadas
- Ciências Sociais17/09/2024
- Ciências Sociais05/08/2024
- Ciências Sociais31/07/2024