O evento, realizado na sede da FGV em Brasília, apresentou o MBA que visa a formação de líderes capacitados para enfrentar os desafios do setor de infraestrutura de transportes no Brasil
No dia 1º de outubro, o FGV In Company realizou o evento de abertura do MBA em Gestão e Engenharia de Infraestrutura de Transportes que contou com a participação de autoridades e especialistas do setor, incluindo João Lins, diretor do FGV In Company, Fabrício Galvão, diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e Luiz Guilherme, diretor de planejamento do DNIT.
Ao abrir o evento, João Lins destacou a importância da parceria com o DNIT e a Escola Nacional de Infraestrutura de Transportes (ENINFRA) para oferecer ao mercado um curso inovador, integrando as competências das duas instituições para formar novos quadros de gestão para o segmento de infraestrutura de transportes, que possuiu um importante impacto no desenvolvimento do país. Aproveitou também, para agradecer o empenho das equipes da FGV e do DNIT/ENINFRA pelo empenho e dedicação para a construção desse novo curso.
O diretor geral do DNIT, Fabricio Galvão, saldou os participantes do curso e destacou que o DNIT sempre esteve empenhado em contribuir com o conhecimento técnico para o desenvolvimento do setor e que o programa em conjunto com a FGV representa um novo marco histórico nesta trajetória.
O diretor de planejamento do DNIT, Luiz Guilherme, envolvido desde o início com a concepção e implementação da parceria, destacou o “DNA” de pesquisa e formação do DNIT, como sucessor do antigo DNER. Esta tradição em pesquisa e formação pode ser considerada, ao longo dos anos, como importante fator para constituir a reputação do órgão como referência do conhecimento em engenharia de infraestrutura no Brasil, contando hoje com mais de 100 mestres e 30 doutores nos seus quadros. Esta parceria com a FGV representa uma nova fase desta tradição, possibilitando que a ENINFRA expanda sua atuação para formação não apenas de servidores do DNIT, mas também de parceiros e organizações vinculadas ao setor de infraestrutura. Sendo este primeiro curso, focalizado em infraestrutura rodoviária, um primeiro passo para que se possa avançar para a formação profissional em outros segmentos da infraestrutura de transportes, como o ferroviário e aeroviário.
Já o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antônio Anastasia, ao iniciar sua aula magna, cumprimentou as duas instituições pela inciativa e lembrou que a maioria das questões e disputas levadas hoje ao TCU estão relacionadas com projetos na área de engenharia de obras e de tecnologia, daí a importância deste curso. Em sua aula magna sobre a origem, as razões e principais características distintivas da nova lei de licitações (Lei 14.133, de 01.04.2021), da qual foi relator no Senado Federal, em várias ocasiões teve a oportunidade de destacar a importância da qualificação dos gestores, tanto no setor público, como no setor privado, envolvidos com as obras de engenharia de transportes, para lograr êxito na condução dos processos de contratação e execução dos projetos, de formar a atingir os melhores resultados possíveis para sociedade.
O evento contou também com as palestras dos professores Ronny Charles Lopes de Torres e Ronaldo Correa e reforçou o compromisso da FGV com a formação de líderes capacitados para enfrentar os desafios do setor de infraestrutura de transportes no Brasil.
Leia também