Dia da Ciência e Tecnologia: Aluna revela o pai como sua maior fonte de inspiração na área
Fernanda Luísa Silva Gomes é aluna do 6º período da FGV EMAp e explica o impacto decisivo que vivências de sua infância, ao lado de seu pai, tiveram em sua escolha pela Ciência de Dados e Inteligência Artificial
No dia 16 de outubro, celebra-se o Dia da Ciência e Tecnologia, uma data destinada a reconhecer e valorizar o papel essencial que a pesquisa científica e a inovação tecnológica desempenham no progresso da sociedade. Fernanda Luísa Silva Gomes, estudante do 6º período da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), aproveita a ocasião para compartilhar o impacto decisivo que vivências de sua infância, ao lado de seu pai, tiveram em sua escolha pela Ciência de Dados e Inteligência Artificial na FGV EMAp. Ele foi sua grande referência e principal inspiração para ingressar nessa área.
O Dia da Ciência e Tecnologia homenageia todos os cientistas, pesquisadores e inovadores que dedicam suas vidas ao avanço do conhecimento e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas. Nos tempos em que novos desafios empenham, Fernanda Luísa é motivada pela vontade de atuar em uma área tecnológica, dinâmica e atual. “Com os conhecimentos adquiridos no curso, poderei me tornar uma profissional competente. O curso é inovador e tem muito potencial”, afirma.
Entusiasta de matemática, adorava resolver e discutir problemas com seu pai, sua maior inspiração na área. “Ele sempre acreditou no meu potencial. Quando eu tinha uma prova e estava insegura, ele dizia que alguém precisava tirar a maior nota, e essa pessoa poderia ser eu”, relembra Fernanda sobre o apoio constante do pai.
Leia abaixo a matéria completa.
Quem te inspirou a cursar Ciência de Dados e Inteligência Artificial?
Minha decisão de cursar Ciência de Dados e Inteligência Artificialfoi inspirada no meu pai, professor de matemática do ensino fundamental e médio. Durante a minha infância e adolescência, eu adorava resolver e discutir problemas de matemática com ele. Eu admirava os pensamentos que ele tinha e o modo como me instigava a estudar e aprender.
Por quais motivos?
Lembro que ao resolver um problema que eu julgava difícil, eu perguntei a ele porque não poderia ser mais simples a questão. Ele respondeu que se todos os problemas fossem simples, só existiriam chinelos Havaianas brancos, pois eram mais fáceis de serem feitos. Apesar da resposta parecer engraçada e estranha, me fez perceber a importância de estudar e tentar solucionar problemas complexos.
Qual a sua relação com essa pessoa?
A nossa relação é pautada por respeito, carinho e confiança. Sempre que tenho algum problema posso contar com ele.
Você lembra de alguma frase que ouvia dessa pessoa?
Ele sempre acreditou no meu potencial. Quando eu tinha alguma prova e estava insegura, ele dizia que alguém precisava tirar a maior nota e essa pessoa poderia ser eu.
Quais as suas motivações para o curso?
Minha motivação para o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial é atuar em uma área tecnológica, dinâmica e atual. Além disso, com os conhecimentos adquiridos no curso, poderei me tornar uma profissional competente. O curso é inovador e tem muito potencial.
Quais as vantagens e diferenciais do curso?
A grade comtempla diversas áreas, como, otimização, processamento de linguagem natural, modelagem e visualização. Os professores são extremamente qualificados e as disciplinas encorajam os alunos a praticarem o que foi aprendido. Por último, existem projetos e iniciações científicas que ampliam e aperfeiçoam as habilidades dos alunos.
Para saber mais sobre a FGV EMAp, acesse o site.
Essa matéria faz parte da série especial Referências que Inspiram. Conheça as outras datas:
Leia também