Institucional

Dia do Profissional de Relações Internacionais: aluna destaca professora como sua maior referência

“Patrícia para mim não era apenas uma professora; ela era uma mentora, alguém que via potencial em seus alunos e nos incentivava a buscar nossos próprios caminhos”, disse a aluna.

Compartilhe:
Dia do Profissional de Relações Internacionais: aluna destaca professora como sua maior referência

Construção de pontes entre culturas, negociação de acordos, relações comerciais e diplomáticas são algumas das incumbências que os profissionais de relações internacionais lidam no dia a dia. Hoje, 26 de setembro, é o dia dedicado a eles que são essenciais para lidarem com questões globais complexas.

Nesse contexto, Bruna Perobelli, aluna do curso de Relações Internacionais (FGV RI), revelou a sua professora Patricia Pereira, como inspiração dentro da área e de que forma se concretizou o seu interesse em RI.

“As aulas da professora, em que discutíamos por que países entravam em guerra, os impactos devastadores para a sociedade e quem poderia intervir para ajudar, despertaram algo profundo em mim. Patrícia para mim não era apenas uma professora; ela era uma mentora, alguém que via potencial em seus alunos e nos incentivava a buscar nossos próprios caminhos”, disse a aluna.

Além disso, a gama de oportunidade e o alcance internacional como antecipação dos próximos passos dos agentes globais, sendo parte ativa na construção de um futuro melhor foi de fato decisivo para a sua tomada de decisão.

Veja abaixo a entrevista completa.

Quem te inspirou a cursar Relações Internacionais? 

No meu último ano do ensino fundamental, tive meu primeiro contato com geopolítica, e foi aí que minha paixão por Relações Internacionais (RI) começou a surgir. As aulas da professora Patrícia Pereira, em que discutíamos por que países entravam em guerra, os impactos devastadores para a sociedade e quem poderia intervir para ajudar, despertaram algo profundo em mim.

Ainda tenho contato com ela e uma vez por semestre tento ir ao meu antigo colégio vê-la, porém nos falamos por e-mail de tempos em tempos se não consigo ir até minha cidade (Ribeirão Preto).

A pergunta "seria sempre a ONU?" ecoava na minha mente, e foi nesse momento que percebi que isso era mais do que apenas um interesse passageiro—era uma verdadeira paixão. Procurei minha professora para entender se eu poderia transformar essa paixão em uma carreira. Ela, com toda a sabedoria e experiência, me apresentou o curso de RI e sugeriu que eu pesquisasse mais sobre o assunto.

Por quais motivos ela te inspira? 

Ela mencionou o professor Matias Spektor como uma referência na área, especialmente no curso da FGV, onde ele desempenhava um papel importante no desenvolvimento da grade curricular. Patrícia para mim não era apenas uma professora; ela era uma mentora, alguém que via potencial em seus alunos e nos incentivava a buscar nossos próprios caminhos. A admiração que eu sentia por ela só aumentou quando percebi que ela estava me guiando para uma carreira que fazia todo o sentido para mim. 

Você lembra de alguma frase que ouvia dessa pessoa? 

Uma frase que ela sempre dizia e que ficou comigo era: "Quem analisa o que acontece no mundo criticamente e questiona o 'padrão' tem uma vantagem para se destacar e compreender o que está por vir." Essa frase moldou a forma como vejo o mundo e como quero atuar nele.

Quais as suas motivações para o curso? 

Quando comecei a pesquisar sobre o curso de Relações Internacionais da FGV, percebi que ele oferecia exatamente o que eu procurava: uma base sólida para entender as dinâmicas globais através de uma perspectiva política e econômica, além de abrir portas para trabalhar em grandes empresas internacionais, seja em áreas como exportação ou em times globais.

Quais as principais vantagens do curso?

A amplitude de oportunidades que o curso oferecia me encantou e me motivou ainda mais. Para mim, ser internacionalista vai muito além da diplomacia; é entender como o mundo se comporta, antecipar os próximos passos dos agentes globais e ser parte ativa na construção de um futuro melhor.

Para saber mais sobre a FGV RI, acesse o site.

Essa matéria faz parte da série especial Referências que Inspiram. Conheça as outras datas: